sexta-feira, 31 de maio de 2013

Experiências do Théâtre du Soleil para um Público Privilegiado


O Théâtre du Soleil, dirigido por Ariane Mnouchkine, é um dos melhores e mais importantes grupos de teatro do mundo. Fundado em 1970, na Cartoucherie de Vincenes, em Paris, o Théâtre du Soleil ficou famoso mundialmente pelo primor de seus espetáculos.

Com forte influência do teatro oriental, Ariane e sua troupe também têm um forte compromisso político e social em seus espetáculos. Os últimos três espetáculos do Théâtre du Soleil vieram ao Brasil permitindo que o público local pudesse apreciar de perto o trabalho de artistas tão importantes no cenário teatral. Não há o que se dizer sobre esse grupo, a não ser ressaltar a excelência do trabalho dos atores, dramaturgos, músicos, cenógrafos, figurinistas, maquiadores e de toda a equipe técnica, liderados pela maravilhosa Ariane Mnouchkine. Vale à pena vocês guardarem esse nome para que, na próxima oportunidade, possam assistir a um dos espetáculos desse grupo francês.

Porém, o público pelotense teve o privilégio de assistir a Palavra de Ator, apresentada no auditório Jandir Zanotelli, da UCPEL, no dia 29 de abril de 2013, com entrada franca. Esse espetáculo, trazido pelo SESC Pelotas, contava com dois artistas que integram o elenco do Théâtre du Soleil, a brasileira Aline Borsari e o experiente Maurice Durozier.

O espetáculo, em tom didático, conta a história de um ator que vai respondendo às perguntas de sua pupila sobre o que é teatro e o que representa ser ator. Aline se coloca como “escada” para que Maurice vá aos poucos relatando um pouco da sua experiência como ator e de suas considerações sobre a carreira artística, baseadas em suas vivências junto a um dos mais importantes grupos de teatro do mundo.

A experiência foi válida não somente por estarmos diante de um grande artista, mas pelo caráter didático com que ele foi explicando aos presentes o que representa a profissão dos atores, como é o seu trabalho e quais os princípios éticos que devem norteá-la. Foi uma aula, principalmente, aos atores novatos, àquelas pessoas que apreciam a arte, àquelas que trabalham em áreas relacionadas ao teatro, mas que ou não tiveram uma carreira artística, ou estão dando os seus primeiros passos nesse sentido.

Ouvir as declarações de um ator que traz em si a experiência dos palcos gravadas em seu corpo supera qualquer discurso teórico sobre a arte teatral, pois ali está alguém que realmente vive essa arte, a mantém viva e pulsante nos palcos do mundo inteiro. Considero que o público presente saiu dali contente por ter tido a oportunidade de conhecer um ator tão importante como Maurice Durozier.

Tomara que um dia a cidade de Pelotas possa ter a oportunidade de trazer algum espetáculo do Théâtre du Soleil para o seu público, assim como as cidades de São Leopoldo e Porto Alegre já tiveram. Para aqueles que desconhecem o trabalho desse grupo de teatro, lhes deixo a indicação do site deles: http://www.theatre-du-soleil.fr

Vagner Vargas
Ator – DRT: 6606
Crítico de Teatro


Nenhum comentário:

Postar um comentário