segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Nascimento de um Blog para Críticas de Teatro

Olá a todos (as) que chegaram até esse blog!

         Como eu já vinha há alguns anos publicando críticas de teatro em jornais impressos, sites de notícias, sites culturais e portais da web em geral, decidi criar um blog onde eu pudesse colocar todos os meus textos juntos. Em primeiro lugar, devo agradecer publicamente a minha amiga Joice Lima, uma grande atriz, diretora de teatro, dramaturga e jornalista que foi a responsável pelo meu ingresso no mundo das críticas teatrais.

        Durante alguns anos, eu publiquei meus textos no blog www.ccetp.blogspot.com.br , criado pela Joice Lima. Inicialmente, a ideia era de que aquele blog fosse um canal para a publicação/compartilhamento de textos sobre os espetáculos de teatro apresentados na cidade de Pelotas/RS. Algumas pessoas escreveram textos para esse blog. Mas, eu e a Joice fomos os membros mais ativos do blog.

         Hoje, a minha ideia de criar esse blog aqui se deve a uma necessidade de ampliar os meus horizontes e poder publicar críticas de teatro sobre espetáculos que eu venha a assistir em outras cidades. Não deixarei de continuar compartilhando meus textos com os amigos do CCETP. Mas, também, escreverei sobre temas mais abrangentes e críticas sobre espetáculos que eu venha a assistir em qualquer cidade por onde eu venha passar.

         Antes de começar a publicar textos novos, apenas por uma questão de organização pessoal, colocarei aqui nesse blog, todos as minhas críticas já publicadas no CCETP, jornais impressos e em outros sites. Para tanto, não irei corrigir, nem alterar os textos originais, com o intuito de manter o meu ponto de vista e impressões que tive naquele momento. De mesmo modo, se houverem erros no texto previamente escrito, também os deixarei lá para chamarem a minha atenção e eu não voltar a cometer tais erros gramaticais.

Começo, agora, a dar novos passos. Mas, antes de tudo, agradeço imensamente à Joice Lima por tudo o que me ensinou no início dessa caminhada.

       Para terminar esse texto de abertura, gostaria de deixar bem claro a todos que não sou o dono de nenhuma verdade, nem pretendo criar verdades absolutas sobre nada. Em minhas críticas, apenas tentarei expor o meu ponto de vista em relação àquele espetáculo, analisando-o tecnicamente de acordo com os meus referenciais estéticos. Porém, acima de tudo, exporei as percepções de um espectador.

        Acredito que, antes de mais nada, os artistas precisam saber como suas obras estão sendo recebidas pelo seu público. Além disso, com uma análise técnica e crítica sobre a produção artística atual, podemos refletir sobre a qualidade do que está sendo ofertado aos espectadores nos dias de hoje.

        Sintam-se convidados a comentar, compartilhar, me criticar e debater sobre as temáticas abordadas nos meus textos.

Um grande abraço

Vagner Vargas

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Vagner. Aguardamos os novos textos, e é sempre bom termos acesso aos antigos. Sorte e sucesso na empreitada

    ResponderExcluir